Páginas

sábado, 5 de novembro de 2011

Ele nunca foi ao Jaçanã...


Cantor e compositor de música popular brasileira, conhecido popularmente como "cantor de malocas", personagem criado e vivido por João Rubinato, verdadeiro nome de Adoniran, nascido em Valinhos, interior de São Paulo em 06 de agosto de 1910. e falecido em 23 de novembro de 1982, aos 72 anos de idade.

Além das carreiras descritas acima, também seguiu a profissão de humorista e ator. Seu primeiro emprego foi de entregador de marmitas, depois, vendedor de tecidos até iniciar em programas de calouros nas rádios. Filho de imigrantes italianos, Adoniran cantava em suas músicas a vida e o cotidiano do típico cidadão paulistano, sua vida sofrida e miserável, com bom humor e realidade.

Considerado um grande colecionador de amigos, tinha um jeito simples de ser, de fala rouca. Foi um contador de histórias nato, conquistou a população dos bairros e, principalmente os freqüentadores de botecos, lugar onde compunha suas músicas.

O cantor tem seu nome associado ao bairro do Jaçanã pela sua canção "O Trem das Onze", embora tenha sido morador do bairro do Bexiga, e segundo ele " Nunca fui ao Jaçanã, só faltou rima pra música", assim tornou-se motivo de orgulho para os habitantes do Jaçanã tanto pela música quanto pelos filmes.



Nenhum comentário:

Postar um comentário